08 Janeiro 2021

Joana Afonso: “Ainda há quem desvalorize o comprometimento funcional da Doença Venosa Crónica”

A Doença Venosa Crónica ainda é vista como uma questão estética, desvalorizando-se o comprometimento funcional que implica. Esta é a visão da especialista em Medicina Geral e Familiar Joana Afonso, da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Cinfães, que, em entrevista, partilha como tem sido a gestão do diagnóstico e tratamento da Doença Venosa Crónica no atual contexto pandémico.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
28 Outubro 2020

Doença venosa crónica: Principais fatores de risco e como os prevenir

Daniela Marques é médica interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar na USF de Ronfe (ACES do Alto Ave). Neste artigo, fala-nos da importância de se apostar na prevenção, aumentando o conhecimento da população em geral para a doença venosa crónica, com o objetivo último de diminuir a incidência e a morbilidade a esta associadas.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
18 Agosto 2020

Importância da Medicina Geral e Familiar no seguimento de doentes com patologia vascular periférica

“A abordagem multidisciplinar é de facto indispensável no diagnóstico, tratamento e seguimento do doente com patologia vascular assumindo a Medicina Geral e Familiar (MGF) um papel de extrema importância”. Quem o diz é o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, Roger Rodrigues, num artigo onde foca os pontos de convergência entre ambas as especialidades médicas na abordagem da patologia vascular periférica.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
02 Junho 2020

Cuidados a ter em casa na doença venosa

Consciente de que o papel do médico de família é fundamental na gestão do doente com DVC, a interna de Medicina Geral e Familiar (MGF) Maria Isabel Lucas lista um conjunto de recomendações práticas a adotar em contexto de confinamento social.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.