15 Fevereiro 2021

Roger Rodrigues: “O exame físico será sempre fundamental no seguimento da patologia venosa”

Não obstante os avanços tecnológicos e de a telemedicina ter estado em evidência no contexto de pandemia, nada substitui o contacto direto entre médico e doente. É esta a convicção do especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular Roger Rodrigues, expressa num artigo a propósito do workshop “Duelos Digitais na Doença Venosa Crónica”, que ministrou no âmbito da Porto Vascular Conference e em que o foco foi a partilha de experiências com a Medicina Geral e Familiar.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
18 Novembro 2020

“Os médicos de família estão bem preparados na área da doença venosa crónica”

“É muito importante abordar o tema da doença venosa crónica (DVC) porque, além de muito prevalente, esta doença tem impacto na qualidade de vida dos doentes, particularmente nos estádios mais avançados, como por exemplo a úlcera venosa”. As palavras são da especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular Joana Ferreira, a propósito da sua participação nas II Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar (MGF).

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
20 Outubro 2020

O papel dos cuidados de saúde primários na gestão das doenças crónicas

Em Portugal, à semelhança de outros países ocidentais, a doença venosa crónica tem uma elevada prevalência, atingindo cerca de 35% da população adulta, com maior
incidência nas mulheres a partir dos 30 anos, embora também afete os homens (60% no sexo feminino e 40% no sexo masculino). Está é uma das muitas patologias crónicas em que o papel do médico de família é crucial. Neste artigo de opinião, a interna de Medicina Geral e Familiar Cláudia Azevedo reforça a importância dos cuidados de saúde primários na prevenção das doenças crónicas e no acompanhamento destes doentes.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.