04 Maio 2023

Atividade física adaptada e educação terapêutica aliviam sinais e sintomas de Doença Venosa Crónica

Segundo uma revisão sistemática, os programas de atividade física adaptada (AFA) e de educação terapêutica orientada para o doente (ETOD) constituem opções úteis e complementares para o tratamento de doentes com Doença Venosa Crónica (DVC). Estudos incluídos na revisão avaliaram os efeitos da combinação destas duas abordagens, nomeadamente no contexto da balneoterapia (terapia através de banhos) indicando resultados promissores.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
25 Novembro 2022

Joana de Carvalho: “Entendo que devemos dominar todas as técnicas e aplicá-las de modo individualizado”

Participante no programa do Congresso da Union International de Phlebologie (UIP), a cirurgiã vascular Joana de Carvalho partilhou, em entrevista, o ambiente e tópicos-chave do congresso e de que forma a sua associação à UIP lhe tem acrescentado valor na forma de trabalhar e entender a Flebologia.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
16 Novembro 2022

Roger Rodrigues: A importância da intervenção precoce na prevenção da progressão da DVC

O workshop “DVC: antecipar e atuar”, promovido pela Servier e integrado na Porto Vascular Conference, foi conduzido por Roger Rodrigues. Durante o workshop, o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular percorreu os vários capítulos do conhecimento e gestão da doença venosa crónica (DVC): a sua fisiopatologia; a classificação dos seus estadios; os principais fatores de risco identificados para o aparecimento da doença venosa crónica, e as abordagens terapêutica, farmacológica e não farmacológica, mais eficazes na prevenção da evolução da doença.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

 

08 Junho 2022

Correlação confirmada entre baixa qualidade de vida, provocada por DVC, e psicopatologia

O estudo transversal “RELAÇÃO DA DOENÇA VENOSA CRÓNICA AVANÇADA COM A PSICOPATOLOGIA E A QUALIDADE DE VIDA”, (Correia R, et al. Angiologia e Cirurgia Vascular.2021), resultante da colaboração entre investigadores da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa, e do serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Hospital de Santa Marta, CHULC, concluiu que os doentes com Doença Venosa Crónica (DVC) sintomática cursam frequentemente com distúrbios de ansiedade e depressão. A confirmação de gravidade clínica de DVC, baixa qualidade de vida e psicopatologias concomitantes sugere a necessidade de uma abordagem psicológica adjuvante aos pacientes com DVC.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
15 Junho 2021

João Martins: “Não há um investimento na prevenção e tratamento da recorrência, levando ao descrédito por parte dos doentes e a múltiplas intervenções”

A Doença Venosa Crónica (DVC) carece de uma abordagem holística e não segmentada, bem como de maior investimento no diagnóstico e no tratamento precoces. Esta é a visão de João Martins, angiologista e cirurgião vascular, assistente hospitalar graduado no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, e responsável clínico do Consultório de Angiologia e Cirurgia Vascular (CACV). Em entrevista, partilha ainda como tem sido a gestão do diagnóstico e tratamento da DVC no atual contexto pandémico e defende a criação de unidades autónomas de flebologia nos serviços hospitalares.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
05 Novembro 2020

Impacto da Covid-19: Necessário esforço coordenado para que doentes venosos não sejam “segunda vaga” de vítimas

Num artigo de opinião recentemente publicado no jornal online Venous News, os cirurgiões vasculares britânicos Manj Gohel, Stephen Black e Alun Davies analisam o impacto da pandemia de Covid-19 na prestação de cuidados a pessoas com doença venosa, concluindo que “é necessário um trabalho de comunidade para evitar que esta população de doentes venha a configurar uma ‘segunda vaga’ de vítimas”.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
28 Outubro 2020

Doença venosa crónica: Principais fatores de risco e como os prevenir

Daniela Marques é médica interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar na USF de Ronfe (ACES do Alto Ave). Neste artigo, fala-nos da importância de se apostar na prevenção, aumentando o conhecimento da população em geral para a doença venosa crónica, com o objetivo último de diminuir a incidência e a morbilidade a esta associadas.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
23 Outubro 2020

Síndrome de congestão venosa pélvica

Marina Dias Neto, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar e Universitário de São João, aborda uma patologia que fica amiúde subdiagnosticada e esquecida: a síndrome da congestão venosa pélvica.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

 

 

 

18 Agosto 2020

Importância da Medicina Geral e Familiar no seguimento de doentes com patologia vascular periférica

“A abordagem multidisciplinar é de facto indispensável no diagnóstico, tratamento e seguimento do doente com patologia vascular assumindo a Medicina Geral e Familiar (MGF) um papel de extrema importância”. Quem o diz é o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, Roger Rodrigues, num artigo onde foca os pontos de convergência entre ambas as especialidades médicas na abordagem da patologia vascular periférica.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.