29 Junho 2022

Ricardo Correia: “Sobrecarga de tarefas dos clínicos do SNS” é um dos fatores de base da desvalorização da DVC e psicopatologias associadas

As pessoas com doença venosa crónica (DVC) sintomática apresentam, com frequência, distúrbios de ansiedade e depressão. A confirmação de gravidade clínica de DVC, baixa qualidade de vida e psicopatologias concomitantes sugere a necessidade de uma abordagem psicológica adjuvante aos doentes com DVC. Ricardo Correia, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular e primeiro autor do estudo “Relação da doença venosa crónica avançada com a psicopatologia e a qualidade de vida”, em entrevista, explica melhor determinados conceitos e principais desafios no tratamento destes doentes, assim como o impacto da evolução das intervenções cirúrgicas nos outcomes dos doentes.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
12 Abril 2022

Rui Machado: “A qualidade dos internos que têm escolhido a especialidade é excelente e garante um futuro risonho”

Inserida no Curso de Introdução de Angiologia e Cirurgia Vascular 2022, a sessão “Enquadramento da Especialidade em Portugal e a estrutura do internato de Formação Específica” teve como interveniente o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, Rui Machado. Em conversa com o Jornal Médico, o chefe de Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar e Universitário do Porto falou sobre a especialidade e de questões relacionadas com o internato médico.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.
20 Janeiro 2021

Armando Mansilha: “Portugal está na linha da frente em matéria de flebologia”

O médico português Armando Mansilha, do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, foi eleito presidente da Comissão Executiva da União Internacional de Angiologia (UIA) para o biénio 2024-2026. Em entrevista, elege como prioridade do seu mandato fazer um levantamento do modo como as guidelines estão a ser aplicadas e partilha a sua visão sobre a prática clínica nacional: não tem dúvidas de que é um exemplo a seguir. Isso mesmo estará em evidência no congresso mundial que o Porto acolhe em 2024.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.